Close Menu

Busque por Palavra Chave

Na Essência | Você quer ter sucesso na sua vida?

Por: Júnior Chisté
08/06/2018 10:17

Admito com todas as letras, eu quero ter S-U-C-E-S-S-O na minha vida, aliás quem não quer? Sucesso no trabalho, nos projetos pessoais, relacionamentos ou em qualquer atividade que considere importante.


A palavra sucesso pode ser polêmica, assim como a felicidade - cheia de visões diferentes. Uma comparação que gosto muito é entre sucesso e realização. Uma vida com sucesso é uma vida realizada e vice-versa.

Mas como uma pessoa tem mais sucesso que a outra? Porque uma pessoa que nasce e cresce numa mesma família, com os mesmos estudos, com as mesmas refeições e educação, lá na frente terão uma diferença exorbitante em suas carreiras?

Durante muito tempo, os indicadores de sucesso basearam-se na inteligência (QI) e talento. Se aquele aluno foi super inteligente, vai para uma universidade boa, vai se formar, ter um bom emprego e ser feliz na vida.

Será que é só isso?

A professora e psicóloga Angela Lee Duckworth acredita que existe um ingrediente faltando nessa receita - a garra (grit, do inglês).

Angela deu aula em escolas públicas em Chicago durante anos e percebeu que o baixo desempenho de jovens geralmente é atribuído a professores inadequados, material didático desinteressante e turmas muito grandes. Contudo, ela aponta outra razão para os alunos não chegarem ao seu potencial: a incapacidade de exercerem autodisciplina.

"Acreditamos que muitas crianças americanas têm dificuldade em tomar decisões que lhes exijam o sacrifício do prazer imediato em favor de um ganho a longo prazo".

Ou seja, além do sistema, ela colocou a responsabilidade do sucesso dos alunos em suas próprias mãos - o que é genial.

Garra é a combinação de uma persistência elevada e uma grande paixão por um objetivo. É uma quantidade extraordinária de disciplina e esforço que indica sucesso e realização.

Ao invés de procurar atalhos ou desistir aos sinais de adversidade, falhas e chatice, a pessoa com garra continua no caminho dia após dia, durante anos.

E como desenvolver a garra?

Em sua palestra no TED, Angela disse que ainda pouco se sabe sobre como desenvolver a garra, mas que a mentalidade de crescimento (growth mindset) pode ser uma alternativa.

Quando uma pessoa entende como o cérebro se desenvolve e cresce em situações de desafios, é bem mais provável que ela persevere ao fracassar porque acredita que o fracasso não seja uma situação permanente. É forma de crescer e se divertir :)

Incrível não!?

Me diz aí, meu caro leitor e leitora de todas as semanas, você sente que está faltando um pouco de garra na sua vida? Isso te impede de chegar a resultados ainda melhores?

Meu e-mail para trocarmos "figurinhas": contato@juniorchiste.com.br, estou à sua inteira disposição!


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro